Estreante em campanhas eleitorais como candidato a prefeito, o atual vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSDB), parece tirar a rotina de letra. Ao longo dos mais de dois meses de campanha, não faltaram cumprimentos, a escuta atenta e a dedicação diária aos santa-marienses. Em um desses momentos, a reportagem do Diário acompanhou o candidato por uma hora. Foram 30 minutos na quinta, porque a agenda precisou ser interrompida devido ao temporal, e 30 minutos na sexta. Os locais escolhidos pela coordenação da campanha foram a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a feira colonial:
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
– O grande mérito dessa caminhada é poder ouvir as pessoas e, através dessa escuta ativa, melhorar o que pretendemos fazer. Tem sido uma jornada gratificante e enriquecedora.
O diálogo
No diálogo com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, olhos e ouvidos atentos. Em uma manhã chuvosa, Rodrigo Decimo chegou no local por volta das 10h30min da última quinta-feira (24). Após breves cumprimentos, falou por cerca de 20 minutos. Na pauta, impressa em uma folha A4, temas como infraestrutura, condição das estradas e as propostas voltadas aos agricultores. Depois, foi o momento de ouvir as demandas da entidade. Do lado, um copo d’água, ainda mais necessário nos dias mais quentes, e papel e caneta. Por ele, nada passava despercebido.
Cada anotação tem como destino uma pilha de papéis que guarda com ele, em casa. Conforme o candidato, estão lá esperando o momento certo para serem recuperados. Como nem só de abraços se faz a campanha, as sugestões também têm um espaço fundamental na rotina de contato com os santa-marienses:
– Apesar de nós termos, lá atrás, já estabelecido um plano de governo, esses encontros com entidades são muito importantes para lapidar e melhorar e adequar as nossas propostas – conta.
Lembranças
“Está chamando a chuva”, comenta um assessor quando o vice-prefeito se aproximava da feira colonial da Praça Roque Gonzales, na manhã da sexta-feira (25). O dia iniciou com uma garoa fina, mas o tempo não impediu que a agenda seguisse. Ainda mais porque, para o candidato, a chuva é “uma bênção” e nada substitui a campanha feita com pé na rua.
Na feira, que fica em frente ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, os cumprimentos foram feitos, um a um. As duas mãos estendidas e o aperto firme. Dessa forma, o gesto foi repetido incontáveis vezes. No caminho, pausa para conferir as verduras fresquinhas e lembrar os tempos de guri ao lado da dona Sônia. Em uma das tendas, conta que sempre foi um excelente ajudante de cozinha para a mãe. Era ele o responsável por passar a gema na massa do pastel assado. Foi nessa época que despertou o gosto pela cozinha.
Entre uma verdura e outra, acompanhado pela vice Lúcia Madruga, recebeu gestos de apoio. “Eu tô contigo”, disse uma eleitora. O agradecimento veio em forma de um caloroso abraço.
Os cafés
Por volta das 7h20min, chegou em uma padaria próxima. Lá, tomou um café preto, o primeiro do dia, junto de Lúcia. Apesar dos longos dias, que têm início às 5h da manhã e finalizam tarde da noite, ele prefere garantir a primeira refeição do dia na rua mesmo. Em casa, o preferido é o chimarrão para as primeiras horas da manhã. Já à noite, apesar de muitos compromissos na agenda, são poucas as oportunidades de pausas para uma refeição. No dia anterior, foram seis jantares na agenda e um saldo de zero pratos servidos.
O resultado dos dias agitados pode ser observado no rosto mais bronzeado, ainda mais nítido em contraste com a tradicional camisa branca, sempre com o adesivo da campanha, o 45. São alguns quilos a menos na balança. O vice-prefeito não consegue precisar quantos, mas garante que sente a “calça caindo”.
Carinho
O tempo com Rodrigo Decimo teve fim com incontáveis acenos de “bom dia” aqueles que aguardavam pelo transporte público, quase em frente à padaria. Na parada de ônibus, nas pausas para um café ou nos compromissos com entidades, o candidato conta que ainda se surpreende com o carinho das pessoas – mesmo após mais de dois meses de campanha. As crianças são as que mais emocionam, segundo ele. Muitas reconheciam Decimo por conta das propagandas eleitorais na TV.
– O que me marcou muito foi o carinho das crianças. Muitas vezes, eu estava caminhando e uma vinha e se abraçava nas minhas pernas. É um momento muito legal porque elas demonstram afeto de uma forma muito verdadeira e genuína.
Rodrigo Decimo (PSDB)
- Natural de Uruguaiana
- 56 anos
- É engenheiro civil e empresário da construção civil
- Desde 2021, é vice-prefeito de Santa Maria, ao lado de Jorge Pozzobom (PSDB)
- Ingressou na política nas eleições de 2020, quando concorreu a vice-prefeito pelo PSL (mais tarde se tornou União Brasil, resultado da fusão com o Democratas). Em 2024, ingressou no PSDB para ser o candidato a prefeito
- Atuou em entidades representativas de classe ligadas à construção civil, ramo empresarial e ao comércio, como a presidência da Cacism. Defenderá o legado de oito anos do governo Pozzobom e, além disso, apostará em um dos principais projetos do qual é responsável na atual administração: a implementação do Distrito Criativo Centro-Gare. Também é o representante do governo Eduardo Leite (PSDB) na eleição municipal
- Tem como vice a ex-secretária municipal de Educação Lúcia Madruga (Progressistas)
Assista o vídeo